fbpx body
Stefano Pilon Uncategorized Quem tem diabetes pode fazer exercícios?

Quem tem diabetes pode fazer exercícios?

SIM! Todo diabético pode fazer atividade física.

Parece até exagero, mas se você já ouviu falar que “o exercício físico é um remédio para o diabético”, acredite! É a mais pura verdade.


A prática de exercícios físicos é umas das recomendações médicas para o tratamento da diabetes tipo 2. Com orientação de um profissional de educação física capacitado para orientá-lo, o diabético irá desfrutar de muitos benefícios ao realizar atividades físicas.É fácil entender o porquê abandonar o sedentarismo vai te ajudar a tratar a DIABETES. A prática de exercícios físicos ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue, a famosa GLICEMIA, uma vez que, ao se exercitar, ocorre um estímulo no transporte da GLICOSE (açúcar) do sangue para dentro da célula. Deste modo, você precisará de menos insulina para absorver o açúcar excedente no sangue. “Suar a camisa” também diminui a pressão arterial, facilita o emagrecimento e reduz os níveis de colesterol, diminuindo assim os riscos de problemas cardíacos. Essas são ajudas essenciais para o diabético tipo 2, já que este está mais propenso a apresentar doenças desse tipo.Os benefícios não param por aí. Uma pesquisa feita pela Universidade Estadual Paulista, em Presidente Prudente, revela que o diabético sedentário tem um gasto financeiro 63% maior em comparação aos gastos dos diabéticos que praticam exercícios físicos. Os “preguiçosos” acabam gastando mais para comprar medicamentos.Vale lembrar que o exercício físico deve ser realizado diariamente, comparado a uma medicação diária e de uso contínuo. Se você relaxar, a glicemia voltará a subir.

Hipo/hiperglicemia vs. diabetes.

O medo de possíveis crises de hipoglicemia (quando a glicose do sangue fica muito baixa) ou hiperglicemia (quando a glicose do sangue fica muito alta) são os principais motivos que afastam o diabético do exercício físico. O que o diabético não sabe é que existem protocolos de exercícios físicos específicos para o tratamento da DIABETES. Não há motivo para ficar inseguro e sedentário.Nesses casos, uma dica importante é medir a glicemia antes de se realizar exercícios e verificar se ela está acima de 100mg/dl. Caso esteja abaixo, a tendência é que ela diminua ainda mais com os exercícios, resultando em hipoglicemia e podendo causar tontura, confusão mental, desmaio. Para que isso não ocorra, se a glicemia estiver abaixo do ideal, basta comer alguma coisa, esperar um tempinho e realizar uma nova medição. A GLICOSE no sangue subiu? Maravilha! Pode-se dar início aos exercícios. No caso de alguma dúvida sobre a glicose durante o exercício físico e só dar uma paradinha e medir novamente. Agora, se ao medir a glicemia, o resultado der acima de 300mg/dl, não se deve praticar exercícios neste dia. É superimportante lembrar de conferir a glicemia após fazer exercícios físicos e verificar se, durante a prática, a trajetória da mesma foi de descida. 

Uma pesquisa feita pela Universidade Estadual Paulista, em Presidente Prudente, revela que o diabético sedentário tem um gasto financeiro 63% maior em comparação aos gastos dos diabéticos que praticam exercícios físicos. Os “preguiçosos” acabam gastando mais para comprar medicamentos.

Exercícios Aeróbicos x Anaeróbicos

Os efeitos de exercícios físicos aeróbicos, como andar, correr, nadar, pedalar, dançar e jogar futebol, tendem a baixar a GLICOSE do sangue de forma mais rápida. Isso acontece, pois a demanda de energia pelo corpo é imediata. Já exercícios de força (anaeróbicos), como a musculação, possuem um gasto calórico imediato menor, mas quando aumentamos a massa magra (músculos) em nosso corpo, ajudamos a manter a GLICOSE em seus níveis desejáveis, já que os músculos são “consumidores de glicose”.Com mais de 15 anos de estudo e experiência comprovei que o melhor resultado acontece quando mesclamos os dois tipos de exercícios físicos, conseguindo assim a sua GLICEMIA CONTROLADA. Dúvidas: O exercício tem que ser leve?Não necessariamente. Os exercícios devem ser iniciados com segurança, porém a intensidade vai depender do condicionamento físico do praticante. Lembrando que a intensidade dos exercícios pode ser ajustada ao longo do tempo, garantindo assim uma evolução contínua do aluno.Dicas:- Defina um horário para fazer exercícios físicos diariamente. – Utilize sempre sua identificação de diabético. Em caso de hipoglicemia, as pessoas saberão como agir para te ajudar.- Tenha sempre um sachê de açúcar à disposição. Ele será necessário caso a glicemia abaixe demais.- Mantenha-se hidratado. A água é a melhor maneira de hidratação. – Utilize sempre tênis e meias confortáveis para evitar a formação de bolhas e machucados, já que o processo de cicatrização do diabético é mais lento. Também é fundamental analisar os pés diariamente em busca de machucados.Agora que você pode ver que o exercício é seu aliado e que estou aqui para te ajudar, veja o e-bookque preparei com dicas de como iniciar os exercícios físicos e vencer a diabetes tipo 2. Conheça o Método de exercícios Diabetes Nunca Mais (DN+). Conte comigo! 

Stefano Pilon

Personal Trainer da Glicose Controlada 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post