fbpx body
Stefano Pilon Uncategorized Quantas vezes ao dia devo medir minha Glicemia?

Quantas vezes ao dia devo medir minha Glicemia?

O controle da glicemia é feito através dos exames de sangue tradicionais, glicose em jejum, curva glicêmica, hemoglobina glicada e também pelo famoso exame do sangue de ponta de dedo, que nada mais é quando usamos o aparelho chamado glicômetro. Este exame pode ser feito em casa para verificar como está a nossa glicemia diariamente, diferentemente dos demais.

E aí vem a dúvida. Quantas vezes eu devo fazer o controle da glicemia em casa?

Se eu fizer muitas vezes, poderei gastar muitas fitas e elas são caras. Mesmo que o posto de saúde me forneça gratuitamente, esse número de fitas é limitado. No entanto se eu fizer apenas uma vez ao dia ou dia sim e dia não, estarei seguro ao controlar minha glicemia? Então qual seria o número de vezes que devo fazer esse exame?

Para responder essas perguntas corretamente, vale a pena lembra que a diabetes tipo 2 é uma doença silenciosa e está entre as 10 maiores causa de morte no mundo e alguns estudos já dizem que está entre as 5 maiores causas de morte no mundo. A estatística mostra que morre uma pessoa de diabetes no mundo a cada 6 segundos.

A situação do controle glicêmico no Brasil é alarmante e preocupante: 73% dos diabéticos tipo 2 estão com o diabetes fora de controle.

Isso acontece pela falta da aferição da glicemia de ponta de dedo, o que retarda o diagnóstico da glicemia descontrolada, colocando sua vida em risco.

Uma glicemia descontrolada, além de colocar sua saúde em risco, dificulta o trabalho multidisciplinar médico, nutricionista e educador físico pela falta de conhecimento do estado do controle glicêmico.  

É muito triste saber que a maioria dos pacientes não dispõe do glicômetro e das tiras para o controle glicêmico e a grande maioria que tem seu glicômetro, o utiliza de maneira equivocada, seja realizando seus testes de forma totalmente aleatória e não frequente ou realizando sempre na mesma hora do dia, geralmente em jejum.

Dessa maneira o diabético jamais poderá conhecer o real estado de seu controle glicêmico. A glicemia pode estar bem controlada em jejum, mas fora de controle nos exames realizados 2 horas após as refeições.

Então os testes devem ser realizados de maneira planejada para saber os valores da glicemia nos diferentes horários do dia.

Não existe uma quantidade exata de aferições por dia, pois cada ser humano é único e está em uma fase do controle da diabetes.

Porém para quem acabou de descobrir a diabetes tipo 2 ou está com glicemia descontrolada o ideal é medir no mínimo 6 vezes ao dia ou 8 vezes ao dia para as pessoas que praticando exercícios.

Sendo 3 testes antes das principais refeições: café da manhã, almoço e jantar. E mais 3 testes duas horas após cada refeição durante pelo menos 3 dias da semana.

E para pessoas que praticam exercícios, deve-se aferir a glicemia antes e após os exercícios, completando os 8 testes diários.

Sempre anote os resultados, horários e dias que efetuou o teste.

Você pode montar sua própria planilha de controle, os resultados devem ser comunicados ao seu médico, nutricionista e educador físico. O médico vai corrigir a medicação, a nutricionista vai ajustar a alimentação e o educador físico vai ajustar os exercícios aeróbicos e musculares.

Repetindo essa frequência de controle da glicemia por algumas semanas seguidas, você terá uma ideia mais precisa do controle glicêmico.

Assim que sua glicemia estiver bem controlada, você pode reduzir e efetuar os testes 2 a 4 vezes por semana, em diferentes horários do dia.

Exemplo: segunda-feira –  em jejum antes do café da manhã,

quarta-feira –  duas horas após o almoço,

quinta feira – antes dos exercícios,

domingo – antes do almoço.

A ilustração abaixo é da SBD (sociedade brasileira de diabetes) e exemplifica a evolução favorável do controle do nível de glicemia durante 5 semanas. O paciente diabético passou de uma glicemia descontrolada para uma totalmente controlada em 5 semanas.

A faixa em verde corresponde à área de normalidade dos valores de glicemia (70mg/dL a 180mg/dL).

O controle da glicemia é fundamental para diabético tipo 1, diabético tipo 2 ou diabetes gestacional.

A diabetes se controla com informação e trabalho multidisciplinar.

Nunca esqueça que é a sua saúde que está em jogo.

Juntos vamos vencer a diabetes tipo 2

Conte comigo nesta jornada

Stefano Pilon

Personal Trainer da Glicose Controlada

3 thoughts on “Quantas vezes ao dia devo medir minha Glicemia?”

  1. Bom dia!
    Minha diabetes está em torno de 120 jejum e 6,5 a última flocada. Com esses valores é importante mapear por 5 semanas? Meu aparelho saiu de linha as fitas de medição, vc tem algum para indicar? A orientação é que preciso de um novo.
    Obrigada desde já querido!!!

    Bjs

    1. Olá Mariana, está dentro do níveis desejáveis. Não esqueça de medir a glicemia nos outros horários do dia. Parabéns

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post