fbpx body
Stefano Pilon Uncategorized Diabetes mata em silêncio.

Diabetes mata em silêncio.

Diabetes mata silenciosamente

Quase meio bilhão de adultos têm diabetes no mundo, mas metade não sabe disso.

De acordo com o Atlas do Diabetes, lançado no dia 14 de novembro de 2019, 463 milhões de adultos, cerca de 9% da população, têm diabetes, porém, metade dessas pessoas não sabe que possui a doença.

O Brasil é a quinta maior população de diabéticos no mundo, segundo a IDF (International Diabetes Federation – Federação Internacional de Diabetes), desse número, a estimativa é a de que 77 milhões (46% da população) ainda não saibam que possuem a doença.

Isso acontece pois, no início, a diabetes é assintomática (doença que não apresenta sintomas iniciais). Quando os primeiros efeitos colaterais começam a aparecer, como visão turva, poliúria (o ato de urinar frequentemente), emagrecimento rápido, fadiga, fome excessiva, entre outros, é provável que você esteja diabético há algum tempo.

A expectativa é a de que até 2030, a população mundial de diabéticos chegue a 578 milhões e, em 2045, a 700 milhões. A Diabetes já é considerada uma epidemia mundial pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Como tratar a diabetes?

O primeiro passo para o tratamento é conhecer a doença.

Existem dois tipos principais de diabetes: tipo 1 e tipo 2.

Na diabetes tipo 1, o organismo não produz um hormônio chamado insulina, que é o responsável por regular a quantidade de glicose (açúcar no sangue) do organismo. Por esse motivo, dizemos que o diabético tipo 1 é insulino dependente, ou seja,  deve sempre administrar doses de insulina, pois, sem ela, não sobreviveria.

Já na diabetes tipo 2, o corpo fica resistente à insulina produzida pelo organismo. Este tipo da doença está relacionado a hábitos de vida ruins na maioria dos casos, como quantidade insuficiente de exercícios físicos, sedentarismo e obesidade, e corresponde a 90% de todos os casos de diabetes.

Este fato é alarmante e deve ser levado a sério, já que a diabetes descontrolada está entre as maiores causas de morte no Brasil e no mundo. Estima-se que a diabetes e suas complicações levaram à morte cerca de 4,2 milhões de adultos em 2019 e aproximadamente 11% de todas as mortes ocorridas entre adultos de 20 a 79 anos estão associadas à doença.

Previna-se da diabetes tipo 2, faça exames de sangue rotineiramente, tenha hábitos alimentares saudáveis, esteja no peso ideal e pratique exercícios físicos!

Se precisar, conte comigo!

Bons treinos!

Stefano Pilon

Personal Trainer da Glicose Controlada.

1 thought on “Diabetes mata em silêncio.”

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post